SISU 2018 Cronograma, Regras e Edital

Cronograma do SISU 2018

Precisando tirar suas dúvidas a respeito do SISU 2018? Para que você não perca prazos e esteja ciente das regras e do conteúdo do edital do sisu 2018, é bom ficar bem atento.

Por isso, vamos te ajudar com algumas informações bem importantes a respeito do SISU 2018.

sisu-cronograma

O que é o SISU?

O SISU é a sigla para Sistema de Seleção Unificada, que é um programa do governo federal, promovido pelo Ministério da Educação, que visa preencher vagas em universidades públicas para aqueles candidatos que tiverem melhor desempenho no ENEM.

O SISU foi uma forma de simplificar os vestibulares de diversas instituições do País todo, bem como dar uma chance mais igualitária aos candidatos, os quais muitas vezes tinham que se deslocar entre vários Estados para fazer várias provas diferentes.

Cronograma e as Regras do SISU 2018.

Como nos anos anteriores, o SISU 2018 tem as seguintes etapas:

  • Fazer o enem no ano anterior para concorrer a uma vaga no SISU 2018
  • Ficar atento ao prazo de inscrição do SISU 2018.
  • Realizar a inscrição do SISU 2018, respondendo se tem interesse nas cotas ou nas vagas destinadas à concorrência geral.
  • O MEC determinará um período máximo para as inscrições no SISU 2018. Assim, dentro desse período o candidato ao SISU 2018 poderá alterar as suas escolhas, como um determinado curso de graduação ou turno, por exemplo.
  • Com o fechamento das inscrições do SISU 2018, as vagas serão preenchidas pelos candidatos que tiverem o melhor desempenho no ENEM 2017, considerando-se um número de vagas já estipulado pela universidade de interesse.
  • O candidato poderá fazer duas opções de vagas no SISU 2018, caso tenha nota suficiente e não venha conseguir uma classificação em sua primeira opção.
  • O SISU faz apenas uma chamada para matrículas nas instituições de ensino, por isso fique atento às datas do SISU 2018!
  • Se você ficar na lista de espera do SISU 2018, poderá:
    • Entrar na segunda opção de vaga do sisu;
    • Ou, no caso de ser chamado na primeira opção, a segunda opção será automaticamente cancelada.

É muito importante estar atento às regras do SISU 2018, para não deixar nada “passar em branco”.

Lista de espera SISU 2018

Considerando a ordem decrescente de desempenho dos candidatos, o SISU divulgará uma lista de espera às instituições de ensino parceiras. Caso as vagas sisu 2018 não sejam preenchidas e você ficar na lista de espera, pode ter uma chance de entrar no SISU 2018 caso tenha ficado acima da nota de corte.

Mas para que você consiga estar na lista de espera do SISU 2018, deve clicar no boletim do candidato, no site do SISU e dizer que tem a intenção de ficar na lista de espera do SISU 2018.

Você só poderá figurar na lista de espera do SISU 2018 se não for aprovado em nenhuma das suas opções escolhidas.

A lista de universidades e faculdades participantes do SISU 2018 será divulgado na página da internet do programa, além dos cursos sisu 2018 cujas vagas serão oferecidas.

sisu-edital-regras

Data inscrição SISU 2018

O MEC ainda não divulgou a data de inscrição do SISU 2018. Contudo, o pré-requisito é que você faça o ENEM do ano anterior, sob pena de não poder concorrer a uma vaga no SISU 2018.

Sugerimos que você faça uma breve pesquisa para saber qual foi a nota de corte do SISU anterior para que possa se preparar adequadamente para o novo ENEM, a fim de que tenha uma grande chance de passar.

Para fazer a inscrição do SISU 2018 você deverá ter em mãos o número da inscrição do ENEM e a sua senha cadastrada. Caso não lembre da senha do ENEM, pode pedir uma nova senha no site do ENEM.

Você precisa imprimir a inscrição diretamente do site do SISU 2018 para ter um documento comprobatório no dia do exame.

Quem pode fazer o SISU 2018?

Qualquer pessoa pode tentar o SISU 2018, não importando se ela já faz ou não um curso ou graduação, por exemplo.

Notas SISU 2018

As notas para determinados cursos do SISU poderão variar de acordo com a universidade escolhida. Assim, em algumas a nota de corte do SISU 2018 é mais alta, enquanto em outras é mais baixa.

Valor do SISU 2018

O SISU não cobra nenhuma taxa. No entanto, você terá que pagar a taxa para fazer o ENEM, que pode custar pouco mais de R$ 30,00, ressalvados os casos de isenção, como no caso de pessoas que tenham cadastro no CadÚnico do governo federal.

Conseguiu sanar as suas dúvidas a respeito do cronograma SISU 2018? Não deixe de observar as datas e as regras do SISU 2018 e entre na universidade pública para trilhar um novo caminho profissional.

Caso tenha alguma outra consideração acesse o site do SISU 2018: http://sisu.mec.gov.br/

Mais sobre o Sisu 2018

  • sisu-quem-pode-participar-150x150Sisu Quem pode Participar Quem pode Participar do Sisu Muitas pessoas tem duvidas sobre o programa Sisu, e nem todos sabem como o Sisu funciona e nem quem pode participar do Sisu, mas essas e outras informações nós veremos a seguir portanto, fique atento para você sair daqui e já ir fazer a sua inscrição, pois esse programa é ótimo para que os jovens possam entrar no mercado de trabalho o quanto […]
  • mediotec-150x150MedioTec 2018 Inscrições MedioTEC 2018 Inscrição O MedioTec 2018 é um tipo de estudo técnico que é fornecido pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação e Cultura - MEC. O MedioTec tem por objetivo dar à população educação técnica de com qualificação para estudantes de escolas públicas do Brasil.O MedioTec tem como escopo dar oportunidades para jovens que querem acessar o mercado de […]
  • sisu-inscricoes-150x150Sisu 2018 Inscrição Inscrição Sisu 2018 O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu, é um dos programas que mais ajuda os jovens a entrarem para o ensino superior, esse sistema também passou a ser bastante concorrido, e ele consiste em utilizar as notas dos candidatos do Enem para que os mesmos possam entrar no ensino superior. Mas para isso é necessário que os jovens façam e confirmem a […]
  • sisu-como-funciona-150x150Sisu Como Funciona Como Funciona o SisuVocê já conhece o SISU? Se você ainda não conhece, o SISU é o Sistema de Seleção Unificada que foi criado pelo Ministério da Educação para selecionar candidatos para vagas de cursos superiores em instituições públicas. Veja abaixo como funciona o Sisu e suas inscrições.O Sisu oferece vagas para os participantes do Enem em instituições de ensino superior […]
  • sisu-lista-de-espera-150x150Lista de Espera SISU SISU Lista de Espera Já ouviu falar do Sistema Único de Seleção Unificada o chamado SISU? Este foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas em instituições públicas de ensino superior que utilizam à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Confira como funciona a lista de espera do Sisu.A seleção é feita a partir da nota do […]
  • sisu-segundo-semestre-150x150Sisu 2018 Segundo Semestre Vagas Inscrição Sisu 2018 Segundo Semestre O SISU 2018 - Sistema de seleção unificada deverá oferecer mais de 129 mil vagas em mais de 3.700 cursos em mais de 101 instituições públicas de ensino superior, as informações já podem ser acessadas pelos candidatos através do site do sistema. Esta ferramenta foi criada através do Ministério da Educação (MEC) no ano de 2009 para que pudesse […]


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *