Sisu 2018 Inscrição

Inscrição Sisu 2018

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu, é um dos programas que mais ajuda os jovens a entrarem para o ensino superior, esse sistema também passou a ser bastante concorrido, e ele consiste em utilizar as notas dos candidatos do Enem para que os mesmos possam entrar no ensino superior. Mas para isso é necessário que os jovens façam e confirmem a inscrição no Sisu 2018.

Abaixo vamos explicar detalhadamente como funciona o Sisu – Sistema de Seleção Unificada, para esclarecer os alunos e estudantes que ainda tenham dificuldade ao utilizar o sistema ou compreender seu funcionamento.

sisu-inscricoes

Para se inscrever no Sisu 2018 o candidato tem que entrar no site Oficial e preencher toda a ficha com os dados verdadeiros. Esse programa ocorre duas vezes por ano, ou seja, sempre no inicio de um semestre letivo para poder colocar jovens dentro das instituições de ensino através da nota do Enem.

Existem varias instituições de ensino que oferecem vagas para o Sisu, por isso que você tem que passar, a saber, qual das instituições da sua cidade que oferece e para quais cursos também. Porque as vagas são distribuídas por cada faculdade, por isso que a inscrição e o numero de selecionados vai depender disso, mas quanto maior a sua nota mais chances você tem de ganhar.

Confira também: Entenda melhor como funciona o Sisu.

A inscrição do Sisu 2018 depende da data de abertura, por isso que existe um calendário do Sisu 2018 para todos poderem acompanhar quando será aberto as inscrições para que os candidatos interessados não percam esse prazo, portanto, veja isso com cuidado. A inscrição sisu 2018 não é paga, é gratuita, mas isso não garante a sua vaga, somente se você se sair bem e tirar nota maior que os candidatos, como no Enem mesmo e qualquer outro método de seleção.

Inscrição no Site do SISU 2018

Primeiro é necessário acessar o site do Sisu, no endereço indicado acima, com o login e a senha fornecidos quando você fizer a sua inscrição para o Enem. Lembre-se que o sistema só está liberado durante o período de inscrições (este ano, foi de 11 a 14 de janeiro).

Após acessar sua área no sistema, você terá a página para confirmação dos dados. Verifique sempre as informações e, se houver alguma informação incorreta, altere-a, confirmando novamente os dados. Não se esqueça de verificar se o e-mail que você informou é o válido.

A partir daí você poderá pesquisar o curso que quiser, escolhendo por cidade e por instituição de ensino. O sistema informa também a quantidade de vagas que estão disponíveis e o sistema de cotas.

inscricoes-sisu

Cursos do SISU 2018

Escolha, entre os cursos, dois para os quais você pretende concorrer, separando sua primeira opção. O sistema está preparado para fazer o cálculo e divulgar as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados. Portanto, acompanhe essa informação.

Você deve verificar se está abaixo ou acima do ponto de corte nos cursos em que se inscreveu. Com essa informação poderá decidir se continua na mesma opção de curso ou se vai fazer alguma troca.

Atenção: o ponto de corte varia todos os dias, de acordo com o número de candidatos que estão concorrendo à mesma vaga. Você poderá, num dia, estar acima do ponto de corte e, no outro, abaixo. Assim, é necessário verificar sua posição todos os dias enquanto o sistema estiver disponível.

Essas notas de corte são calculadas com o uso do peso adotado por cada instituição de ensino. Assim, uma prova de Linguagem e Códigos poderá valer mais para um curso voltado para Ciências Humanas do que para Ciências Exatas. Note que os pesos também são diferentes para candidatos inscritos no sistema de cotas.

Um candidato aprovado em primeira chamada no curso escolhido como primeira opção pode ser automaticamente excluído do Sisu, mesmo que não faça a matrícula, o que existe que cada candidato faça bem sua escolha, inscrevendo-se apenas no curso que deseja se matricular.

Para os candidatos não aprovados na primeira convocação ainda a possibilidade de participar da lista de espera, que irá ocorrer no final de janeiro. As chamadas baseadas nesta lista de espera ficam sob responsabilidade das instituições de ensino que participam do Sisu, que podem divulgar quantas chamadas quiserem.

Vale lembrar ainda que, em caso de empate nas notas, o candidato que tiver nota mais alta em Redação é o que ganha a vaga.

Se você deseja saber maiores informações sobre Sisu 2018, acesse o site:  http://sisu.mec.gov.br. No site tem tudo o que você precisa saber, até mesmo o cronograma do programa, assim você fica por dentro de quando você pode se inscrever e até quando vão as inscrições do Sisu 2018.

Como fazer a inscrição no Sisu 2018 Passo a Passo

Mais sobre o Sisu 2018

  • resultado-do-sisu-consulta-150x150SISU 2018 Resultado Resultado SISU 2018 O SISU – Sistema de Seleção Unificada é um sistema de informações pertencente ao Ministério da Educação, onde diversas instituições de ensino são cadastradas no governo federal e oferecem diversas vagas para a educação de Ensino Superior.O SISU 2018 é outra forma de ingressar no ensino superior público, além dos tradicionais vestibulares e do ENEM, o que é […]
  • sisu-meio-do-ano-150x150SISU 2018 Meio do Ano Inscrições SISU 2018 no Meio do Ano Como você já deve saber, o SISU abre duas chamadas, uma no começo e outra no fim do ano. Muitos candidatos precavidos já querem saber qual será a data de inscrição do SISU 2018.Isso porque muitos candidatos ao SISU 2018 vão querer se preparar com muita antecedência, até para que possam ter chances reais de ter uma vaga SISU 2018 em alguma […]
  • sisu-quem-pode-participar-150x150Sisu Quem pode Participar Quem pode Participar do Sisu Muitas pessoas tem duvidas sobre o programa Sisu, e nem todos sabem como o Sisu funciona e nem quem pode participar do Sisu, mas essas e outras informações nós veremos a seguir portanto, fique atento para você sair daqui e já ir fazer a sua inscrição, pois esse programa é ótimo para que os jovens possam entrar no mercado de trabalho o quanto […]
  • sisu-cronograma-150x150SISU 2018 Cronograma, Regras e Edital Cronograma do SISU 2018 Precisando tirar suas dúvidas a respeito do SISU 2018? Para que você não perca prazos e esteja ciente das regras e do conteúdo do edital do sisu 2018, é bom ficar bem atento.Por isso, vamos te ajudar com algumas informações bem importantes a respeito do SISU 2018.O que é o SISU? O SISU é a sigla para Sistema de Seleção Unificada, que é um programa do […]
  • sisu-nota-de-corte-150x150Sisu Nota de Corte Nota de Corte Sisu Depois de fazer o ENEM, veja como pode entrar em uma instituição de ensino superior pública com o SISU. Veja como funciona a nota de corte do SISU.Com a importância e o crescimento do numero de candidatos que estão participando das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, muitas universidades públicas estão sendo orientadas a trocarem seus tradicionais […]
  • sisu-lista-de-espera-150x150Lista de Espera SISU SISU Lista de Espera Já ouviu falar do Sistema Único de Seleção Unificada o chamado SISU? Este foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas em instituições públicas de ensino superior que utilizam à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Confira como funciona a lista de espera do Sisu.A seleção é feita a partir da nota do […]


10 Comentários em Sisu 2018 Inscrição

  1. adaci lira disse:

    quero saber como faço pra mim escrever.

  2. sonia felix andrade disse:

    muito bom essas oportunidades

  3. geovani felipe disse:

    me passe o site de esrições do sisu..
    nao estou conseguindo me escrever..

  4. Niele disse:

    Não consigo me escrever para as vagas do sisu..
    O que eu faço…

  5. Andreia Carvalho disse:

    não estou conseguindo acessar a pagina da escrição.

  6. flavio nunes de oliveira disse:

    a minha nata do enem foi de 389.72 poço concorre algum curso pelo sisu ou não

  7. ana maria pereira disse:

    ENEM melhor formar de selaçao para cursar uma universidade..

  8. SUELI BARROS DA SILVA disse:

    Sei que não fui bem na prova do ENEM, porém tenho interesse em continuar meus estudos e o SISU abre muitas oportunidades e busco uma delas!

  9. EIRONILCE COLETTI GRISON disse:

    gostaria de poder me escrever no sisu mas não estou conseguindo sera que estou fazendo alguma coisa errada

  10. simone emidia rodrigues disse:

    escreva se porque o sisu nos leva ao futuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *